Para se ter sucesso na pescaria, é preciso entender um pouco sobre peixes. Por isso, neste texto vamos te ajudar a saber quais são os principais peixes de água salgada do Brasil. A partir disso, será possível planejar melhor sua próxima pescaria e entender melhor o que esperar.
O Brasil tem uma variedade enorme de peixes. Cada uma com sua especifidade e característica. Desde peixes que vivem próximos a praias, até os peixes de mangues e alto mar. Contudo, é preciso saber quando encontrar esses animais.
Você sabe quais são os principais peixes das salgadas brasileiras?
Nessa lista separamos somente os mais comuns de serem encontrados por aí. Aproveite o conteúdo e melhore a sua pescaria!
Principais Peixes de Água Salgada
Confira os principais peixes de água salgada, encontrados no Brasil. Alguns ficaram de fora da lista, mas selecionamos os principais peixes desejados por pescadores de pesca esportiva.
Bagre
Primeiramente, é preciso pontuar que esse peixe também pode ser encontrado em águas doces. Enfim, o Bagre é um peixe sem escamas que costuma viver na costa leste brasileira. Pode medir até 30 quilos.
Baiacu
Peixe famoso no litoral brasileiro, o Baiacu é muito comum e pode ser encontrado com facilidade. Quem pesca já deve ter visto esse peixe durante a pescaria. Contudo, a sua principal característica é que sua carne é venenosa. Além disso, o consumo desse peixe pode levar a óbito.
Entretanto, é um peixe muito apreciado pela pesca esportiva.
Dourado do Mar
Talvez o mais famoso dessa lista, o Dourado é um peixe conhecido pela sua beleza e coloração dourada. Alguns exemplares podem apresentar uma coloração levemente azul.
Além disso, ele pode medir até 2 metros e pesar 40 quilos. Uma ótima dica para a pescaria desse peixe é apostar em lançamentos longos, iscas artificiais e um bom braço. Esse peixe é famoso pela luta na hora do fisgo.
Linguado
Diferente dos outros, esse peixe tem uma característica diferente. Ele possui 2 olhos num só lado da cara. Isso se deve ao fato dele habitar o fundo do mar. Sempre deitado e escondido de preparadores.
Ademais, é uma animal carnívoro. Por isso, utilize iscas naturais, como pequenos peixes e animais marinhos.
Peixe-espada
Apesar de parecido, esse peixe difere do Marlim Azul. Porém, há uma característica que os fazem parecer muito. No topo da sua cabeça há uma protuberância parecida com uma espada. Por isso o nome.
É um peixe muito agressivo, por isso, prepare-se para a luta. É uma espécie carnívora, por isso se atrai por iscas naturais como pequenos peixes. Além disso, iscas artificiais que imitem pequenos peixes podem ser uma boa pedida para a pescaria.
Outros Peixes de Água Salgada
Anchova
A Anchova é um peixe pequeno, chegando até 1 metro de tamanho. Por conta disso, é comum encontrar peixes pesando até 10 quilos. Eles gostam de água fria e podem ser encontrados durante o todo o ano.
Além disso, você pode encontrar esse peixe em pequenas ilhas e áreas afastadas de praias.
Marlim azul
Muito conhecido na região de Cabo Frio, onde um grande exemplar foi capturado. O Marlim Azul é um peixe grande com uma espécie de chifre na cabeça.
Devido a isso, é muito comparado e confundido com o Peixe-Espada. Apesar de já ter sido capturado em formas gigantes, esse peixe não passa de 140 quilos. Chegando a medir 3 metros.
Pode ser encontrado em épocas mais frias do ano.
Xarelete
Encontrado em vários lugares, esse peixe é muito comum na costa brasileira. Medindo um metro, ele pode pesar até 11 quilos. A melhor época do ano para se pescar é no verão, e se atrai facilmente a pequenos peixes e iscas naturais.
Olho-de-cão
Com a carne muito conhecida pela culinária japonesa, o Olho-de-Cão é um peixe ágil e difícil de ser capturado. Fato esse que aumenta o interesse dos pescadores em sua captura.
Habita áreas de corais e pedregulhos, esse peixe pode ser encontrado com mais facilidade em tempos quentes.
Dicas Para Pescaria Em Água Salgada
A pescaria em água salgada tem muitas diferenças em relação à pesca em água doce. Portanto, é preciso ter atenção.
Um dos pontos de atenção é para iscas. Afinal, é preciso de iscas especificas para essa pescaria. Ao lado das iscas naturais, lulas, camarões, pequenos peixes, sardinhas e outros são boas opções. Já as iscas artificiais devem ser de alta qualidade e parecer com pequenos peixes. De acordo com o seu interesse, busque iscas que conversem com o peixe desejado.
Tenha contato com um local!
Uma das principais características dessa pescaria é sua sazonalidade. Ou seja, cada época tem suas características e peixes específicos. Por isso, tenha contato com moradores de áreas litorâneas desejadas, assim, estará sempre informado sobre as espécies disponíveis.
Além disso, esteja atento as informações de cada espécie. Afinal, é preciso ter em mãos todas as informações acerca dos peixes desejados para a uma pescaria de sucesso.
Conheça o Pesca Verdade
Quer saber mais dicas sobre pescaria e de como utilizar corretamente os equipamentos de pesca e melhorar a sua pescaria? Conheça o Pesca Verdade.
O Pesca Verdade é um canal no YouTube com mais de 7 mil inscritos. Comandado por Marcelo Pires, o canal é especializado em pescaria e manutenção de equipamentos de pesca. Se você é pescador e quer saber mais sobre como melhorar a sua forma de pescar, se inscreva agora no pesca verdade.
Se você é um pescador iniciante, confira 4 dicas incríveis para você aprender a pescar com quem sabe do assunto. Clique aqui e confira o conteúdo completo.
Baixe Nossos Conteúdos Gratuitos
Quer aprender a consertar suas carretilhas? Nós podemos te ajudar, confira agora um conteúdo completo sobre isso. Baixe agora de forma totalmente gratuita!
Conheça a Loja Pesca Verdade
Conheça também a Loja Pesca Verdade, equipamentos de alta qualidade, dos melhores fabricantes do Brasil e do mundo! Além disso, temos ótimos preços!
Siga o Marcelo e Não Perca Nada!
No Instagram nós sempre damos dicas sobre pescaria e sobre equipamentos de pesca. Saiba muito mais sobre pescaria! São mais de 30 anos de experiência na pescaria. Siga agora.