O Tucunaré é um dos peixes mais conhecidos do país. Seu tamanho e sua carne são grandes atrativos para a sua pescaria. Porém, para pesca esportiva ele é considerado um desafio, afinal, o peixe pode ser complicado de se pegar. Afinal, seu nome famoso e seu histórico o tornam um peixe imponente para todos aqueles que querem pescar.
Desde pequenos vemos em programas de TV e com nossos parentes, sobre a fama do Tucunaré. Até mesmo uma pessoa que nunca pescou na vida deve conhecer o nome desse animal. Por isso, a sua pescaria é muito visada por muitos.
Nesse texto, você vai aprender um pouco sobre como é o Tucunaré, como encontra-lo, qual equipamento se deve usar e de quebra, vamos dar algumas dicas para melhorar ainda mais as suas chances de ter uma pescaria de sucesso.
Pegue uma caneta e um papel e confira agora algumas dicas para a pescaria de Tucunaré.
Quais São As Características do Tucunaré
Os Tucunarés são peixes de estrutura média bem comuns em rios da América do Sul, em especial no Brasil. Seu nome advêm do Tupi, “tucun” (árvore comum em beiras de rios, características por seus espinhos) e “aré” amigo (por extensão, “semelhante”), ou seja, “semelhante ao tucum“. Inclusive, muitos pescadores erroneamente consideram o peixe o “amigo das árvores” por seu nome. Porém, a tradução não está correta.
Ademais, sobre as características físicas do Tucunaré, é importante saber de algumas informações. Os peixes são considerados sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários de água doce. Dentre suas preferências, ele gosta de ficar em áreas de águas calmas e sem muita movimentação.
Seu comprimento pode chegar até 70 cm em casos mais raros. O peso pode variar, indo de 3 kg a 10 kg. Sua alimentação é baseada em pequenos peixes, crustáceos e outros pequenos animais. E diferente de outras espécies, ele pode perseguir suas presas até conseguir pega-las.
Iscas Para Tucunaré
Como já falamos nesse e nesse vídeo, há diversas Iscas para Tucunaré, e várias formas de usa-las para melhorar a pescaria. O importante, é saber qual usar e qual o momento certo.
Portanto, para saber a melhor isca para esse peixe, assista os vídeos e entenda o melhor para todos os cenários. Depois disso, certifique-se que você consegue fazer uma boa avaliação da pescaria e do lugar onde pretende pescar. Muitas pessoas erram, ao não saber identificar qual o melhor movimento fazer para acertar a pescaria.
O Tucunaré, assim como qualquer peixe, tem suas particularidades, cada experiencia pode ser diferente da outra. Tudo vai depender, de como você lida com a situação.
Kit Indicado Para a Pescaria
O Tucunaré pode variar de peso dependendo de onde você pesca. Por isso, o kit pode variar de região. Se a sua pescaria for ao sul e sudeste do país, opte por varas de 17 a 25 libras. Já se for pescar no amazonas, opte por varas de 25 até 30 libras.
As varas para essa pescaria podem ser do tamanho 5′ e 6′. Sendo ideal que você verifique corretamente o tamanho do equipamento.
Já a carretilha indicada, é importante que ela seja de perfil leve. Uma pescaria de Tucunaré pode gerar mais de 400 lançamentos à água. Por isso, certifique-se de ter uma carretilha de qualidade.
No quesito linhas, você pode escolher entre algumas opções. Você pode escolher entre linhas monofilamentos com diâmetros maiores que 0,40 mm ou por linhas multifilamento n.4 a n.6. Escolha sempre equipamentos de qualidade.
Dicas Técnicas de Como Pegar Tucunaré
Além de usar o kit certo, é importante se usar algumas técnicas para pescar da melhor forma. Desde alguns equipamentos adicionais, como também algumas formas de melhorar a pescaria.
Por isso, antes de sair para pescar lembre-se de levar alguns equipamentos importantes para melhorar a qualidade do seu dia de pesca. Protetor solar, óculos de sol, baldes, barco, e outros equipamentos podem te ajudar. Nós já fizemos um texto incrível falando de algumas dicas boas para otimizar a sua pescaria, confira.
Entretanto, outro ponto importante é você escolher barcos silenciosos e que não façam muito alarde.
O Tucunaré é um peixe de porte médio, e, em alguns casos, pode ser pesado para algumas pessoas. Por conta disso, é indicado que você use luvas ou protetores para os dedos.
Dicas Para o Dica Da Pescaria
Já na pescaria, seja silencioso, paciente e cuidadoso. O Tucunaré tem fama de briguento e o momento de tira-lo da água tem que ser levado muito a sério, tendo muito cuidado com todos os tripulantes do barco.
Caso seja a sua primeira pescaria do tipo, é sempre bom estar acompanhado de alguém mais experiente. Como um pescador de longa data, ou até mesmo um morador da região, que provavelmente deve conhecer bem o comportamento dos peixes.
Falando em levar alguém na pescaria, algumas técnicas para pegar esse peixe, como falamos no vídeo sobre as iscas, é utilizando 2 iscas diferentes. Para isso, é preciso que você tenha mais de uma pessoa pescando com você. Além de divertido e agradável ter alguém nos acompanhando, isso pode render uma ótima pescaria.
Por fim, uma dica muito importante também, é você levar uma câmera ou celular para registrar a pescaria. Afinal, você não vai deixar de registrar uma pescaria dessas, vai? Aliás, nós já falamos de algumas marcas legais para se pensar na hora de escolher uma câmera para pescaria, confira aqui.
Mais Dicas No Pesca Verdade
O Pesca Verdade é um canal sobre pescaria e dicas de Pesca. Liderado por Marcelo Pires, pescador há mais de 30 anos. Sobretudo, o Pesca é uma referência no ramo da pescaria! Aqui, damos muitas dicas sobre formas de pescar, dicas de equipamentos, além de ensinar a montar e desmontar corretamente equipamentos de pesca.
No Canal Pesca Verdade, você vai encontrar diversos vídeos legais para impulsionar ainda mais a sua pescaria. Se você precisa de equipamentos de qualidade, na Loja Pesca Verdade você encontra os melhores produtos disponíveis das melhores marcas! Conheça agora.
Veja também: como montar corretamente o equipamento de pesca.
Siga nosso perfil no Instagram e tenha dicas exclusivas de como melhorar a sua pescaria. Clique aqui.